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Os algoritmos e o budismo

Se queremos treinar a mente, devemos usar o Facebook? Quais as implicações políticas da meditação? Como fazemos para não servirmos mais aos senhores que nos exploram a vidas incontáveis?

(Cerca de 40 minutos depois de eu gravar esse vídeo, num ensinamento ao vivo, Dzongsar Khyentse Rinpoche terminou sua fala com “Quando o mundo do algoritmo chegar — e já chegou né, já está aí — democracia não vai significar nada, liberdade pessoal não vai significar nada. Mas a sanidade básica [do caminho de Sakyamuni, e a que possuímos de forma inata] será ainda mais relevante.” Assumo que foi uma boa interdependência com DJKR.)

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Radical mesmo é subjugar as aflições mentais

mp3 do podcast.

Entrevista com Eduf, (por Alexandre Matias no canal Trabalho Sujo do YouTube).

Robô significa escravo, o humano na senzala algorítmica, (texto de Padma Dorje em tzal.org).


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Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.tendrel

Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade

Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.
Se todas as tradições espirituais são iguais a minha, não estamos  simplesmente destruindo a alteridade e impedindo a diferença em nome de uma inclusão que é redutora e opressiva?tendrel

A tolerância totalitária do universalismo

Se todas as tradições espirituais são iguais a minha, não estamos simplesmente destruindo a alteridade e impedindo a diferença em nome de uma inclusão que é redutora e opressiva?
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Religião comparada, relativismo e níveis de benefício

Num video anterior (sobre o universalismo) pode ter parecido que eu flertei com algum tipo de relativismo. Por que não é o caso?
Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.tendrel

Como o desenho de uma lamparina

Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.


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